6 de setembro de 2012

Resenha O Morro Dos Ventos Uivantes.

Resenha O Morro Dos Ventos Uivantes.

Autor: Emily Bronte.
Editora: Lua de Papel.
Numero de páginas: 292.

             Eu ganhei esse livro há um ou dois anos (minha mente para datas é um terror) de alguém que eu amei muito, então por isso sempre fiquei pensando se eu amei a história mesmo ou por ter ganhado dessa pessoa que amei, já que a maioria das pessoas que conheço (ou li a respeito) não gosta do livro, mas particularmente eu acho isso uma asneira (particularmente como disse, gosto é gosto e cada um tem o seu com todo o direito).
             Tudo começa na fazendo que se chama Morro dos Ventos Uivantes, o proprietário tem dois filhos, um deles sendo Catherine, quando volta de uma de suas viagens trás Heathcliff com ele.                
Hindley (irmão de Catherine) detesta dês do começo Heathcliff há quem o pai adora, mas Cathy não é uma garota muito meiga e boazinha.
              Ela e Heathcliff crescem amigos e acaba sendo formado um grande amor entre eles, mas Cathy liga muito para aparências e depois que seu pai morre Hindley deixa claro que Heathcliff não é bem vindo colocando-o assim abaixo deles.
               Quando Cathy conhece Edgar Linton vê que ele é o homem com quem deve se casar, assim terá estruturas e um nome e enquanto ela passa tempo com ele Heathcliff fica mais e mais enciumado.
               Até que um dia ele ouve uma conversa de Cathy pela metade e entende que ela nunca poderia amá-lo já que ele não tem o que oferecer a ela e assim some da fazendo.
               Catherine se casa com Edgar e passado alguns anos Heathcliff volta para a cidade, mas como um homem rico e volta a morar na fazenda de Hindley que agora é um bêbado inútil.
               Agora eu não vou estragar a leitura de vocês contando o que acontece depois, porque é muita coisa! Digamos que amor e mágoa são coisas terríveis quando se juntam.
               Eu acho lindo o amor deles, pois não importa eles terem feitos coisas horríveis, é como diz no livro Crepúsculo, a coisa de bonita que eles tem, o que salva eles é esse amor.
               Imagino que algumas pessoas tenham achado o livro ruim, pois ele é intenso, não é o que se está acostumado, mas é encantador, compreende a alma das pessoas.
               Nem sempre você será bom, e quando se ama não fica se analisando se está fazendo o certo ou o errado, é só sentimentos e lidando com sentimentos muitas vezes se acaba fazendo coisas horríveis e é isso que o livro mostra, como as pessoas podem não ser agradáveis, podem ser difíceis e egoístas e mesmo assim ter um sentimento tão bom e poderoso quanto o amor.
               Sei que alguns aqui vão querer me matar, mas acho esse livro muito mais interessante que Romeu e Julieta, pois não trata de pessoas ilusórias que sempre farão o bem e te fazem apaixona pelos personagens, mas sim de personagens reais dos quais muitas vezes você não vai gosta, mas mesmo assim vai torcer por eles.
               Uma curiosidade: até hoje não achei uma adaptação boa desse filme para o cinema, todas foram uma decepção.

 -- Postagem proveniente do mais novo parceiro do Insensato teclado, o http://www.some-fantastic-books.com/ . Curtiu? da uma passada lá, além das críticas literárias vira e mexe esta rolando promoção...

Um comentário:

  1. Eu gostei do livro (na época que li até adaptei para um trabalho da escola), mas não vou dizer que amei. Gosto de finais que fogem do comum, mas a maneira como os personagens morrem durante o enredo se torna cansativa (quer dizer, eles vão morrendo de gripe basicamente ><). Talvez para a época isso fizesse sentido, mas enfim...
    Indico o livro, mas esse capa com indicação de Crepúsculo fere os olhos, sorte que comprei pouco antes de ter essa versão. ^^

    ResponderExcluir